No último dia 4 de julho, ocorreu o 1º Conecta Com Minas – Encontro entre veículos e agências de comunicação do estado, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte.
Promovido pela Câmara da Indústria da Comunicação da FIEMG, em parceria com os sindicatos que compõem o colegiado, o evento reuniu empresários, profissionais da comunicação, representantes do poder público, veículos, clientes e fornecedores. O encontro teve como objetivo debater os desafios enfrentados pelo setor e estreitar o relacionamento no mercado.
A iniciativa pioneira da Câmara da Indústria da Comunicação e dos sindicatos em promover esse evento demonstrar o compromisso em reunir diferentes empresas para discutir os principais desafios do setor e encontrar soluções para superá-los. Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, enfatizou a importância da comunicação para a transformação da sociedade, destacando que sem uma comunicação efetiva, a sociedade não estará ciente dos seus problemas e das possíveis soluções. O líder empresarial ainda disse que fazer com que a comunicação regional seja valorizada é fundamental. “Esse é o principal objetivo desse evento, valorizar o segmento, aumentar a integração entre a cadeia e gerar resultados para a sociedade”, concluiu.
“A comunicação de Minas é uma comunicação muito criativa, preparada e muito qualificada, que está precisando de um incentivo para ela retomar o vigor que ela tinha há alguns anos atrás”, declarou o secretário Bernardo Fonseca, ao se comprometer a trabalhar em conjunto com a FIEMG, o Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (SINDIJORI) e todas as associações envolvidas para fortalecer a comunicação no estado.
Rodrigo Fernandes, presidente do Sindicato dos Proprietários de Jornais, Revistas e Similares do Estado de Minas Gerais (Sindijori-MG), afirmou que o encontro promoveu a aproximação entre os veículos de comunicação, com as agências da capital, além de unir o interior e a capital em prol do aprimoramento do setor e do mercado.
“Nunca vimos um evento desse, na magnitude dessa importância, unindo todos os elos da Comunicação, criativo, veículos, interior e capital. Então é muito importante esse evento”, destacou Alex Sandro dos Santos, Presidente da SEPEX.
Para Gustavo Garcia de Faria, Presidente do SINAPRO-MG, as agências de publicidade da Capital e do interior precisam chegar aos veículos do interior com mais qualidade e entender melhor como que cada veículo se posiciona. “Ter essa possibilidade de conversar, de se encontrar, de colocar rostos nas vozes, com os quais a gente conversa todos os dias é importante, fortalece o mercado, traz conhecimento e nos possibilita fazer uma melhor comunicação mineira para os mineiros.”
Durante o evento, foram debatidos os problemas comuns enfrentados pelas empresas de comunicação, a busca por soluções inovadoras e a importância do relacionamento entre os diversos setores do mercado. A troca de experiências e a construção de parcerias foram elementos fundamentais para aprimorar o setor e fortalecer a comunicação em Minas Gerais.
“A gente percebe que tem aí mais e 200 veículos de comunicação, jornais, portais, televisão, rádios… ou seja, é um baita patrimônio dos mineiros. Valorizar esses setores de forma pulverizadas, não ficar concentrando apenas nos grandes veículos da Capital, no meu entendimento é uma forma inteligente que o Governo do Estado precisa notar”, destacou o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes.
O 1º Conecta Com Minas representou um marco para a indústria da comunicação no estado, proporcionando um ambiente propício para o diálogo, a colaboração e a busca por soluções conjuntas. O evento garantiu a importância estratégica da comunicação na sociedade e o comprometimento dos participantes em enfrentar os desafios do setor, fortalecendo assim o mercado e gerando resultados positivos para todos os envolvidos.